15 de ago. de 2009

Dica de Site: ATRANSPI

Esse é o site oficial da ATRANSPI (Associação das Empresas de Transporte de Ilhéus), responsável pelo SIT (Sistema Inteligente de Transporte), que vem a ser aquele cartão eletrônico usado nos ônibus coletivos de Ilhéus, como vale-transporte. No endereço você encontra tudo sobre o sistema, além de um serviço muito ineteressante: os horários de todas as linhas de ônibus de Ilhéus. Visite: www.atranspi.com.br

12 de ago. de 2009

Foto de hoje: Catedral de Ilhéus

A população de Ilhéus tem a sorte de poder conviver com esse belo patrimônio arquitetônico que é a Catedral de São Sebastião, no Centro de Ilhéus. Porém, é inexplicável o descaso atual com o seu visual. Há anos a pintura está assim, inacabada - e mesmo a parte que foi pintada, já envelheceu. E não é só questão de tinta. Em vários lugares pode-se ver partes quebradas. Uma vergonha.

Considerada uma das mais bonitas igrejas do estado, a Catedral de São Sebastião foi inaugurada em 1967 e reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas. O exterior majestoso contrasta com o interior, bastante discreto e singelo. Quem é o responsável pelo atual estado de abandono de uma das principais referências turísticas da nossa cidade?

Ilhéus e Itabuna terão sinalização turística

Ilhéus passará a contar com cerca de 250 novas placas de sinalização turística e Itabuna contará com outras 62 novas placas. As placas serão colocadas em pontos estratégicos das duas principais cidades do sul da Bahia, em uma parceria entre a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e os municípios. O projeto de sinalização turística do governo da Bahia abrange 18 municípios do litoral sul. A informação é da Agência Sebrae.

A medida completará a colocação de 2,4 mil placas padronizadas, que terá início em Bom Despacho, no Recôncavo, seguindo até a cidade de Belmonte, no extremo sul. A ordem de execução do projeto, orçado em R$ 2,6 milhões, foi assinada pelo governador Jaques Wagner no final de julho e integra o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur 2), com prazo de conclusão previsto para dez meses.

No total serão 1.280 placas espalhadas pela Costa do Dendê, outras 930 na Costa do Cacau e as 190 restantes em áreas complementares. A sinalização traz mapas ilustrados, placas de roteiros náuticos, áreas urbanas e de interesse turístico.

Aeroporto voltará a receber voos noturnos

O secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, brigadeiro Jorge Godinho, anunciou que a partir de outubro será permitida a volta dos voos noturnos ao aeroporto de Ilhéus, suspensos desde setembro de 2007. A decisão foi anunciada após reunião realizada na tarde desta sexta-feira (24) na Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa, em Brasília.

O governo do estado argumentou que os 67 obstáculos apontados como motivos da suspensão dos voos não existiam desde o início deste ano, isto é, foram retirados e não havia mais o que justificasse tal proibição, informa a Agência de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom). Antes da resolução, o aeroporto de Ilhéus operava com 17 voos. Atualmente, seis voos ligam a Ilhéus a Salvador e cidades do Sudeste do país pelas companhias Tam, Gol e Trip - este último iniciado no primeiro semestre de 2009.

Aeroporto de Ilhéus volta a operar em outubro

A retomada total das operações do terminal aeroportuário Jorge Amado foi definida nesta sexta-feira, após encontro entre o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e o secretário Nacional de Aviação Civil, brigadeiro Jorge Godinho, na sede do Ministério da Defesa, em Brasília. Também participaram da reunião, o representante da prefeitura de Ilhéus, Alfredo Landim e a deputada estadual, Ângela Souza, além de dirigentes das companhias aéreas Gol e TAM.

Segundo Leonelli, técnicos do Departamento de Controle Espaço Aéreo (Decea) irão à cidade para determinar as novas normas de procedimento técnico para que as companhias reorganizem suas malhas para a região.

- Ilhéus representa o terceiro maior parque turístico do estado e hoje nós comemoramos essa decisão que é fruto de uma negociação do governador Jaques Wagner com o presidente Lula e o ministro (da Defesa) Nelson Jobim, na última segunda-feira, na capital federal - disse.

Com os vôos noturnos suspensos desde 2007, quando a Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) identificou 67 obstáculos, todos já removidos, os setores do turismo e da produção de gêneros de informática, que responde por 20% do total do país, amargaram alguns prejuízos. Antes da resolução, o aeroporto operava com 17 voos. Atualmente seis vôos ligam a Ilhéus a Salvador e cidades do sudeste do país, pelas companhias TAM, Gol e Trip - este último iniciado no primeiro semestre de 2009.

Bandidos aterrorizam distrito de Pimenteira


Bandidos impõem toque de recolher no distrito de Pimenteira, em Ilhéus, no sul da Bahia. A situação mudou a rotina de toda a população, acuada pela violência. O medo fez uma mulher se mudar com os filhos. 'Eles chegam, ameaçam se não der, tem que comprar munição para eles. Se não der vai matar e tem que providenciar e dessa forma... foi por isso que eu saí de lá', conta a mulher que prefere não se identificar.

A comunidade de Pimenteira está aterrorizada. Segundo os moradores, há cerca de um mês, criminosos é que ditam as regras no local. O distrito, que tem pouco mais de 600 habitantes, hoje parece mais um lugar abandonado. Mesmo as pessoas que a equipe de reportagem encontrou nas ruas ou em casa não querem falar sobre o assunto. Além da lei do silêncio, os bandidos impuseram toque de recolher, até mesmo durante o dia. Eles aproveitam que o local não tem policiais, e segundo moradores, andam armados pelas ruas, coagindo a comunidade.

O grupo é acusado de duas mortes no lugarejo. As aulas na única escola do distrito estão prejudicadas. Por causa das ameaças, há um mês, apenas dois dos 12 professores estão comparecendo às aulas. Muitos comerciantes também fecharam as portas. 'A gente está vivendo um clima de terror, de horror. Os bandidos estão andando com as armas para cima no meio da rua. Mandam a gente sair de casa a hora que eles querem', relata uma testemunha.

Policiais civis de Ilhéus e Itabuna começaram nesta quarta-feira (12) uma operação para tentar capturar a quadrilha. Os irmãos Hamilton José da Silva Santos, Wesley José da Silva Santos e Wellington José dos Santos já estão com a prisão preventiva decretada. Eles foram procurados até na casa de parentes, mas ainda estão foragidos. A assessoria da Polícia Militar disse que está avaliando junto com a prefeitura de Ilhéus a possibilidade de adotar policiamento ostensivo no distrito de Pimenteira, com um ponto de apoio para os policias na região.

11 de ago. de 2009

Dica de Site: Acessibilidade Ilhéus

A Prefeitura Municipal de Ilhéus iniciou um processo de recadastramento dos usuários da gratuidade no transporte público de Ilhéus - público formado basicamente por idosos e pessoas com deficiência. O site oferece toda informação necessária sobre o que é e como funciona o sistema, que também oferece um acompanhamento online para todos os cadastrados. Visite: www.acessibilidadeilheus.com.br

Papo de Urubu

- Correntes de ar quente! Como é linda a cidade daqui de cima!
- É verdade! Estive pensando... vamos descer e comer alguma coisa podre?
- Sei lá, esse povo do Malhado anda muito esquisito ultimamente.
- Como assim?
- Eles estão deixando esgoto a céu aberto, jogam lixo na rua e pra piorar agora tá um mosqueiro danado, rapá! Aquele açougue é uma vergonha. Será que não tem ninguém pra limpar isso, meu deus? Já são 15 anos de vôo, caçando carniça de qualidade, apurando meu faro... e sou obrigado a encarar esse lugar!
- Tú tá chique, hein, rapá!
- Que nada! Eu tenho direito a bons restos de comida, e esse povo do Malhado nem se importa com isso. Esse povo não tem espelho em casa! Ô karma danado! Depois eu é que sou fedido e sujo. Ta doido! Esse mundo tá maluco...
- Subindo! Ah! Que delícia! Ar quente e puro! Isso me faz bem.