19 de set. de 2010

Escritora Genny Xavier diz que está viva

Durante a semana foi divulgada a notícia do falecimento da professora, poeta e escritora Genny Xavier. Trata-se de um engano. Na verdade, uma outra mulher, também chamada Genny Xavier, infermeira, moradora do Bairro de Fátima, é que passou mal, vindo a falecer na quinta-feira, a caminho do hospital. Essa notícia foi lida em uma rádio local e criou uma grande rede de comunicação, com artistas, jornalistas, alunos, parentes, amigos e colegas de trabalho telefonando uns para os outros para confirmar - ou negar - a notícia.

Portanto, trata-se de um boato falso, um engano. A professora Genny Xavier está vivíssima, muito saudável e ela própria telefonou para a equipe do portal Papa-Jaca para para informar a verdade. Vida longa a Genny Xavier!

Saiba mais sobre Genny Xavier clicando aqui.


15 de set. de 2010

Nelson Costa é ameaçado pelo tráfico

Os moradores do bairro Nelson Costa, em Ilhéus, reclamam que uma guerra entre traficantes vem colocando em risco a vida de pessoas inocentes. Eles afirmam que o clima se acirrou nos últimos dias.

Um integrante de uma gangue rival tentou assassinar um dos donos da boca de fumo da Avenida Lotus. O homem, que não teve o nome divulgado, fez pelo menos três disparos contra o rival na tarde de sábado, acertando um tiro nas costas.

O criminoso só não eliminou o traficante porque foi perseguido pela gangue rival. Os moradores se queixam que a boca de fumo funciona no local há mais de dois anos, na altura do número 720, a poucos metros da casa de um policial civil.

Os moradores afirmam que o movimento na boca de fumo é intenso principalmente no final de semana e as brigas entre traficantes são constantes. O delegado Carlos Nascimento prometeu investigar as denúncias. (A Região)

8 de set. de 2010

Desfile de 07 de setembro em Ilhéus (vídeo)

Participação da turma de Ensino Fundamental da Creche Meira no desfile da Independência (07 de Setembro de 2010). Os alunos da Creche Meira participaram com a turma do BOMBEIRO MIRIM, acompanhando a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Ilhéus.

6 de set. de 2010

Não perca o PROLER 2010 na Uesc

O VIII Encontro Local do PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) acontecerá entre os dias 08 e 10 de Setembro na UESC, sempre a partir das oito horas da manhã, e é aberto à comunidade interessada, não apenas a acadêmica. Trata-se de um encontro que visa promover a produção e divulgação de estudos e experiências com a leitura e práticas leitoras desenvolvidas em nossa região. Neste encontro será abordada a temática LEITURA:

LETRAMENTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS CIDADÃS. Pesquisadores, professores e alunos do Ensino Superior e da Educação Básica estão convidados pela organização a partilhar atos de leitura.

Serão três dias intensivos de estudos, discussões e proposições de ações mobilizadoras de incentivo à leitura, intercalados com atividades culturais, oficinas para alunos e professores da educação básica, bem como para grupos da melhor idade. Em destaque os dez mini-cursos que estão sendo oferecidos nas tardes dos dias 09 e 10, cujos temas são: Charges: inferências na construção de sentidos, Machado e a cultura de massas, Leitura em sala de aula: linhas e entrelinhas, A intertextualidade em textos lobatianos, A carta de Caminha: leituras e imaginário, Leitura e Escrita de Cordel - exercício para um letramento em poesia, Círculo de leituras: interação nas práticas leitoras, Bibliotecas e formação de leitores: uma ação cultural, Letramento digital e TICs na formação de leitores, e por fim, Teatralizando o texto literário. Também merece destaque a apresentação dramatizada do poema “Iararana”, de Sosígenes Costa, que o ator José Delmo fará no dia 08, às 18 horas, e a Conferência ESCRITOR/LEITOR: PRODUÇÃO/RECEPÇÃO que será realizado por Jorge Araujo, atualmente um dos mais prolíficos escritores e estudiosos da literatura brasileira.

A Conferência de Abertura acontecerá às 9:30 da manhã do dia 08 e será proferida pela Coordenadora Nacional do PROLER, a Profª. Drª. Ira Maciel, que vai discorrer sobre o tema do Encontro Local: LEITURA: POLÍTICAS, LETRAMENTOS E PRÁTICAS CIDADÃS. Após, tem início uma debate com representantes do MINC, SECULT, CRB e Instituto PROLIVRO, importantes instituições estaduais e nacionais que promovem o livro e a leitura país afora.

Concomitantemente ao Encontro, será realizado o I Forum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura da Região Sul da Bahia, evento que promoverá análise e proposição de políticas de valorização e incentivo à leitura do país e da administração municipal, com representantes das Secretarias de Educação e Cultura e Diretorias de cultura da região. Estão convidados 28 municípios da abrangência do COMITÊ PROLER/UESC.