12 de ago. de 2009

Bandidos aterrorizam distrito de Pimenteira


Bandidos impõem toque de recolher no distrito de Pimenteira, em Ilhéus, no sul da Bahia. A situação mudou a rotina de toda a população, acuada pela violência. O medo fez uma mulher se mudar com os filhos. 'Eles chegam, ameaçam se não der, tem que comprar munição para eles. Se não der vai matar e tem que providenciar e dessa forma... foi por isso que eu saí de lá', conta a mulher que prefere não se identificar.

A comunidade de Pimenteira está aterrorizada. Segundo os moradores, há cerca de um mês, criminosos é que ditam as regras no local. O distrito, que tem pouco mais de 600 habitantes, hoje parece mais um lugar abandonado. Mesmo as pessoas que a equipe de reportagem encontrou nas ruas ou em casa não querem falar sobre o assunto. Além da lei do silêncio, os bandidos impuseram toque de recolher, até mesmo durante o dia. Eles aproveitam que o local não tem policiais, e segundo moradores, andam armados pelas ruas, coagindo a comunidade.

O grupo é acusado de duas mortes no lugarejo. As aulas na única escola do distrito estão prejudicadas. Por causa das ameaças, há um mês, apenas dois dos 12 professores estão comparecendo às aulas. Muitos comerciantes também fecharam as portas. 'A gente está vivendo um clima de terror, de horror. Os bandidos estão andando com as armas para cima no meio da rua. Mandam a gente sair de casa a hora que eles querem', relata uma testemunha.

Policiais civis de Ilhéus e Itabuna começaram nesta quarta-feira (12) uma operação para tentar capturar a quadrilha. Os irmãos Hamilton José da Silva Santos, Wesley José da Silva Santos e Wellington José dos Santos já estão com a prisão preventiva decretada. Eles foram procurados até na casa de parentes, mas ainda estão foragidos. A assessoria da Polícia Militar disse que está avaliando junto com a prefeitura de Ilhéus a possibilidade de adotar policiamento ostensivo no distrito de Pimenteira, com um ponto de apoio para os policias na região.

Um comentário:

  1. que absurdo,mesmo assim não acho que só os bandidos tenham culpa no caso mas também o descaso da prefeitura de Ilhéus com a comunidade,conforme vimos é uma cidade aparentemente abandonada.
    uma pergunta aos senhores políticos :
    -quando vcs estão pedindo voto, a cidade ou comunidade é facilmente encontradas por vcs,e agora quais serão as atitudes a serem tomadas?.

    ResponderExcluir